15 abril 2013

Dicas para manter o intestino funcionando direitinho



Cuide  bem de seu intestino, ele tem papel fundamental no processo de perda de peso.E ter problemas de intestino presso pode ocasionar em varias outras coisas desagradáveis alem do aumento de peso.



Coma em menor quantidade e mais vezes ao dia 
Este hábito facilita a digestão e faz com que o corpo componha o bolo fecal aos poucos e, da mesma forma, elimine-o. Além disso, quando as fezes não ficam armazenadas no nosso intestino por muito tempo, elas não correm o risco de endurecer.

 Beba água mesmo sem sentir sede
Compre uma garrafinha térmica e leve-a sempre com você. A água atua junto às fibras na formação do bolo fecal e, é claro, na sua eliminação. Não se limite a marca de 2 litros por dia. Este líquido só traz benefícios à saúde.

 Vá ao banheiro sempre que tiver vontade
Quando sentir vontade, corra. Quando ignoramos a vontade de evacuar por vezes repetidas, o corpo entende que o esforço de transmitir essa mensagem é inútil e, assim, passa a não produzir mais estes sinais. 

Corte a carne vermelha sempre que puder
Como este é um alimento difícil de ser digerido, ele acaba retardando o fluxo intestinal, ou seja, outros alimentos já passaram por todo o processo, mas acabam ficando “presos” no nosso organismo à espera da carne.

 Consuma probióticos
Sabe aqueles alimentos que contêm micro-organismos vivos em sua fórmula? Então, eles são os famosos probióticos. A sua principal função é facilitar o trânsito intestinal, assim como as fibras. Mas, vale sempre à pena procurar uma orientação médica.

 Exagere nas fibras
Elas participam da formação do bolo fecal e aumenta a velocidade do trânsito intestinal. Com isso, você consegue evacuar mais vezes e a sua barriga perde aquele acúmulo de fezes que a deixam completamente inchada.

 Caminhe sempre que puder
Uma simples caminhada de meia hora já ajuda a movimentar as pernas e ainda e ainda trabalha a musculatura do abdômen. É como se você fizesse uma massagem no seu intestino e ajudasse no fluxo do bolo fecal.

 Aumente a ingestão de frutas:
 Principalmente as que se podem ser consumidas com casca e o bagaço, tem um efeito bastante benéfico ao nosso intestino. Verduras, cereais integrais e derivados (farelo de trigo, aveia e pães integrais), sementes oleaginosas (linhaça,castanhas,gergelim,amêndoas) e as hortaliças em geral (todos os tipos de folhas verdes) também ajudam a regular o intestino.

                                          Cuidado com  esses alimentos:

 Evite bebidas alcoólicas, chocolate, café, chá preto e outros alimentos considerados constipantes ou que aumentem a produção excessivas de gases (principalmente os ricos em enxofre). Em alguns casos, o leite também pode ter ação constipante, mas a avaliação deve ser feita por um profissional capacitado, que efetuará uma investigação criteriosa caso a caso .



Fonte: Sites Internet.

Beijokas espero que tenham gostado!

Roberta.



Um comentário:

O que você achou desse post?